sexta-feira, 1 de junho de 2018

Relembre Cadillac Ranch (1997) - Filme com Christopher Lloyd no Texas

Venha agora conosco descobrir um universo "antigo", porém altamente intricado com BTTF!


Cadillac Ranch é o nome de um filme pouco conhecido (ao menos no Brasil) dirigido por Lisa Gottlieb de 1997 com Christopher Lloyd e que se passa em um clima árido de velho oeste, o qual automaticamente nos faz relacionar com o doutor Brown em Back to the Future 3! O que nos leva a teoria: nosso cientista favorito teria tido uma vida secreta de pistoleiro, após os eventos de BTTF Parte 3?


Sinopse: Três irmãs do Texas se reúnem e acabam tendo uma aventura emocionante em toda a pradaria dos EUA, com uma fortuna roubada. As irmãs Francis (Caroleen Feeney), Mary Katherine (Renee Humphrey) e a irreprimível CJ Crowley (Suzy Amis) - esta ultima tendo que ser salva da prisão - foram abandonadas pelo pai Travis em 1974 (situação que é apresentada através de flashbacks em preto e branco em várias partes do filme).

CJ, Francis e Mary Katherine, as irmãs Crowley

Tão logo CJ está livre, ela volta para a lanchonete onde trabalhava, cujo proprietário é um ex-Texas Ranger, Wood Grimes (Christopher Lloyd). Foi ele quem enviou o seu pai para a prisão. Antes que Grimes tente persuadi-la a ficar, CJ não permanece lá por muito tempo. Decididas, as irmãs pegam uma chave e o dinheiro que Grimes, seu pai e outro comparsa roubaram muitos anos antes. Foi o assassinato do terceiro bandido que levou seu pai para a prisão, mas as garotas acham que Grimes é o verdadeiro assassino. À medida que as mulheres fogem com o dinheiro, elas têm tempo de refazer seus passados ​​e discutir seus sentimentos sobre o pai. Em um ponto, elas encontram Beau (Linden Ashby, o Johnny Cage do filme Mortal Kombat), um bonito e educado cowboy com quem Francis tem um romance. A história começa e termina no famoso "Cadillac Ranch", uma combinação de cemitério e galeria de arte dedicada aos luxuosos carros antigos.

Mas afinal de contas o que é o tal Cadillac Ranch?


O Cadillac Ranch (Fazenda do Cadillac) é uma escultura localizada próxima da famosa Rota 66, em Amarillo, no Texas, Estados Unidos. Foi criada em 1974, por Chip Lord, Hudson Marquez e Doug Michels, hippies que foram membros do grupo de arte “Ant Farm” e financiado pelo bilionário Stanley Marsh 3.

Doug Michels, Stanley Marsh 3, Chip Lord (L-R), no 20º aniversário do Cadillac Ranch  em 1994, foto por Doug Michels Architectural Papers

A escultura é constituída de 10 modelos de automóveis da marca Cadillac. Os modelos representam a evolução do automóvel desde 1949 até 1963. São os seguintes:

  • 1949 – Cadillac Club Coupe 
  • 1950 – Cadillac Series 62 Sedan 
  • 1954 – Cadillac Coupe de Ville 
  • 1956 – Cadillac Series 62 Sedan 
  • 1957 – Cadillac Sedan 
  • 1958 – Cadillac Sedan 
  • 1959 – Cadillac Coupe 
  • 1960 – Cadillac Sedan (Flat top) 
  • 1962 – Cadillac 4 Window Sedan 
  • 1963 – Cadillac Sedan.
O bilionário queria um monumento que virasse uma arte pública, e o trio de hippies deram a ideia de homenagear à evolução da barbatana caudal do Cadillac. Então os 10 modelos de Cadillac escolhidos foram levados para o terreno de Stanley Marsh 3 e semi enterrado com o nariz para baixo e supostamente no mesmo ângulo da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Esse lance de enterrar um veículo te lembra algo? Que tal um DeLorean que fica escondido por 70 anos debaixo da terra?

Quando o Cadillac Ranch foi instalado em 1974, as pessoas paravam ao longo da rodovia para verem os carros e arrancavam pedaços deles como lembranças. Hoje, os Cadillacs são apenas carcaças a céu aberto. Com o passar do tempo, os visitantes também começam a grafitar os carros, que foram perdendo suas cores originais. Assim, a presença de graffitti acabaria por se tornar permanente.

Foto tirada em 1975, com os carros ainda na cor original

No decorrer do tempo, os Cadillacs eram periodicamente repintado em diversas cores. Numa época, foram pintados na cor branca para as filmagens de um comercial de televisão. Numa outra ocasião, na cor rosa em homenagem ao aniversário de Wendy, esposa de Stanley e em outra vez, na cor  preta para marcar a passagem do artista Ant Farm, Doug Michels. As pinturas eram feitas para durarem apenas 24 horas, depois a cor original aparecia, isso claro, antes do grafite prevalecer de vez.


Outras referências a Cadillac Ranch na cultura popular!
  • Foi citado no filme Cars, produção da Walt Disney Pictures e Pixar;
  • Também foi mencionado em uma canção de Bruce Springsteen, do álbum The River (1980) e também por John Stewart;
  • Também já apareceu em vários vídeos de música.
Mais conexões

A Ant Farm teve base em San Francisco, mas começou em Houston. Em 1969, a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Houston contratou dois jovens arquitetos, Doug Michels e Chip Lord, para um trabalho de um semestre como palestrantes. Eles fundaram a Ant Farm e se mudaram para São Francisco quando o semestre terminou.

Casa do Século, 1972, copyright Ant Farm, foto Doug Michels Architectural Papers

Em 1971, a patrona de arte de Houston, Marilyn Oshmann, encarregou o grupo de construir uma casa no lago em sua propriedade familiar perto de Angleton, no Texas. O resultado, chamado de "Casa do Século", era uma estrutura não convencional e melhor descrita como "biomórfica"; não tinha linhas retas e lembrava uma coisa viva. Em 1973, a revista Playboy publicou um artigo sobre a casa incomum, chamando-o de "Texas Time Machine" (olha outro link com a trilogia Back to the Future).

Em 1978, Doug Michels retornou a Houston, onde criou uma sala de mídia futurista chamada "Teleport" para o empresário Rudge Allen. A sala de mídia inspirada em Star Trek de Michels foi publicada extensivamente. A família Allen doou o quarto para o UH no final dos anos 90, e foi reinstalado no prédio de arquitetura. Michels se reuniu com seus colegas da Ant Farm em 1986 para criar a escultura voadora do carro Thunderbird em frente ao Hard Rock Café na Kirby Drive de Houston (agora demolida).

A vida de Michels se completou em 1999, quando o UH College of Architecture o trouxe de volta como palestrante. Ele continuou a praticar arquitetura e design em Houston até sua morte em 2003. A universidade adquiriu os trabalhos e desenhos de Michels e agora formam o Doug Michels Architectural Papers no Departamento de Coleções Especiais da biblioteca.

Fontes: 
https://weblogs.lib.uh.edu/speccol/2014/06/18/cadillac-ranch-and-the-houston-connection/
https://www.magnusmundi.com/cadillac-ranch/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...